A ASA Asset elevou a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2024 de 2,5% para 3%, após crescimento “surpreendentemente forte” no segundo trimestre de 2024. Para 2025, a projeção é de avanço de 1,5%, com viés de alta.
A atividade econômica cresceu 1,4% na comparação com os três primeiros meses deste ano. Na base anual, o PIB subiu 3,3%.
Segundo o economista do ASA, Leonardo Costa, o número do segundo trimestre costuma ter destaque nas divulgações trimestrais, ditando o ritmo do crescimento do ano. “A surpresa bastante positiva do 2T24 indica crescimento mais forte que o esperado, o que eleva nossa projeção do PIB de 2024”, diz.
Costa diz que, pelo lado da oferta, indústria e serviços foram os destaques positivos. Os segmentos subiram, respectivamente, 1,8% e 1,0% entre abril e junho.
No primeiro grupo, a queda da indústria extrativa foi compensada pelo avanço da indústria de transformação e construção civil. Já no segundo, os serviços de informação e de intermediação financeira tiveram melhor desempenho na margem.
O economista destaca ainda que o crescimento do trimestre mais do que superou o revés das enchentes no Rio Grande do Sul.
Por fim, do lado da demanda, ele dá destaque para a queda das exportações líquidas e para a desaceleração do consumo doméstico.
Fonte: MoneyTimes