Bovespa opera em alta seguindo mercados externos
O principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera alta em nesta sexta-feira (20), acompanhando o movimento dos mercados do exterior, que reagem positivamente a quedas nas taxas de juros em vários países. O avanço dos papéis da JBS e a recuperação das ações de bancos estavam entre os principais suportes da bolsa.
Às 13h58, o Ibovespa tinha alta de 0,41%, a 104.765 pontos. Veja mais cotações.
Na véspera, a bolsa fechou em baixa de 0,18%, a 104.339 pontos.
Juros em queda
A China foi o mais recente país a reduzir as taxas de juros, aumentando a esperança de que os principais bancos centrais estejam prontos para diminuir o impacto de uma prolongada guerra comercial entre os EUA e a China sobre o crescimento global.
A China cortou a sua nova taxa de empréstimo de referência de um ano pelo segundo mês consecutivo na sexta-feira, dias depois que a Reserva Federal e o Banco Central Europeu reduziram os custos de empréstimos e deixaram a porta aberta para mais estímulos monetários.
Esperanças de estímulo adicional e crescente otimismo sobre as negociações comerciais EUA-China, que começaram na quinta-feira, acalmaram os nervos dos investidores no final da semana.
"A bolsa no Brasil tenta uma recuperação hoje com investidores atentos a qualquer informação sobre a guerra comercial entre EUA e China", disse à Reuters o analista Régis Chinchila, da Terra Investimentos. "As apostas em um acordo começam a ser montadas no mercado de ações, com investidores tomando risco na compra com possibilidade de acordo", avaliou.
De pano de fundo, acrescentou, a expectativa de recuperação da atividade econômica no país continua dando suporte à quarta valorização semanal, após corte de juros pelo Copom e debate sobre redução ainda maior.
Fonte: G1