Em busca de sustentabilidade Ingenio Guabira, na Bolivia, alavanca na produção de etanol anidro
O Ingenio Guabirá, localizado no estado de Santa Cruz, na Bolívia, ampliará a produção de etanol.
Com mais de 60 anos de atividades, já produz tipos diferentes de álcool, mas não para fins combustíveis. É amplamente diversificada que obtém como principais produtos energia elétrica, açúcar, álcool e derivados, levedura seca, rum, ração para bovinos, bagaço hidrolisado, biofertilizante.
A Guabira é uma empresa certificada em sistemas de gestão de qualidade, segurança industrial, inocuidade e obteve recentemente a certificação Bonsucro.
Com avaliação e análise de sua capacidade de produção, realizada por experts brasileiros em processamento de cana, a fábrica decidiu impulsionar sua produção. Este ano, optou por explorar em sua totalidade a capacidade produtiva e saltou de 600 mil litros/dia para 1 milhão litros/dia. Capacidade esta que será implementada antes de março de 2019, pois adquiriu da JW Equipamentos uma Peneira Molecular modelo SR, altamente moderna para a produção de 1 milhão de litros/dia. Nos últimos dias, o contrato de venda foi assinado pelo presidente da Guabira Ing. Mariano Aguilera T. com o diretor da JW José Luiz Maria.
Com este anuncio, e de que nos próximos 5 anos estima-se investir 40 milhões, tanto na destilaria quanto nos canaviais, o Ingenio Guabirá iniciou sua 63ª safra.
Com esta ação, o Ingenio Guabirá demonstra sua seriedade diante do programa firmado com o Governo Boliviano através da nova lei para biocombustíveis para produção de álcool anidro, utilizado para a mistura na gasolina, projeto este, que implicará a criação de 30 mil empregos diretos, o que significará melhorar as condições de vida de mais 50 mil bolivianos.