Indústria petroleira americana é abalada pelo furacão Harvey
DALLAS (AP) — Apesar de o furacão Harvey já ter sido rebaixado para tempestade tropical, os estragos provocados pelas inundações podem causar prejuízos de bilhões de dólares e impactar a economia do Sul do Texas pelos próximos meses. Segundo o economista-chefe da Moody´s Analytics, Mark Zandi, o Produto Interno Bruto (PIB) da região deve ter uma queda de 1%, entre US$ 7 bilhões e US$ 8 bilhões. No entanto, acredita que a recuperação começará a aparecer com os pagamentos de seguros e fundos do governo para a reconstrução.
Uma grande área de refinarias na Costa do Golfo foi atingida pelo Harvey, o que vai se traduzir em alta nos preços dos combustíveis, embora as reservas de petróleo dos EUA sejam consideradas suficientes para limitar o impacto no curto prazo .
Por precaução, 105 das 717 plataformas de produção petroleira no Golfo do México foram evacuadas, o correspondente a 14,25% das instalações da região, segundo o Escritório de Regulamentação e da Segurança do Meio Ambiente (BSEE, na sigla em inglês). O Golfo do México reúne 20% da produção americana.
A ExxonMobil, que anunciou no domingo a paralisação das atividades em seu polo petroquímico de Baytown, disse nesta segunda-feira que Baytown foi afetado pelo furacão e que produtos químicos podem ter sido liberados no ar. Os técnicos acreditam que, até sexta-feira, as emissões ligadas ao Harvey já devem ter se dissipado.
No entanto, a petroleira não deu detalhes sobre a extensão dos danos, mas afirma que fará uma avaliação assim que for seguro entrar na refinaria.
Baytown é uma das cerca de dez refinarias na Costa do Golfo fechadas por causa do Harvey.
As inundações provocadas pelo furacão interromperam cerca de 16% da capacidade das refinarias, o equivalente a 785 mil barris de gás por dia, de acordo com análise do Goldman Sachs.
Novos fechamentos de refinarias podem ser necessários nos próximos dias, dependendo da progressão da tempestade, explica James Williams da WTRG Economics.
- Por isso, evitar danos maiores é importante.
Efeito limitado nos mercados
O efeito no mercado financeiro foi limitado a algumas empresas do setor de petróleo e seguradoras.
- É um estrago muito grande, mas só afeta determinados segmentos, como o das seguradoras, principalmente, e das empresas atingidas na região. É um efeito mais localizado - explicou Marink Martins, consultor da MyCap, homebroker da corretora Icap.
As ações da seguradora progressive caíram 2,25% e da Allstate, a segunda maior do Texas, recuaram 1,49%. Já entre as empresas do setor de petróleo, os papéis da Exxon caíram 0,33%. Já a royal Dutch Shell registrou recuo de 0,41%.
Martins lembra que, do ponto de vista macro, as discussões em relação ao teto da dívida americana são mais relevantes e que tendem a causar maior volatilidade nos mercados americanos. O governo do presidente Donald Trump tem até o final de setembro para conseguir aprovar essa elevação do limite dos gastos.
PASADENA
A refinaria da Petrobras em Pasadena, no Texas, também sofreu com a passagem do furacão Harvey. Com o mau tempo, a refinaria, que conta com uma produção diária de 112.229 barris (bpd), foi obrigada a fechar as portas, segundo informou a petroleira na manhã desta segunda-feira.
A "Pasadena Refining System", porém, já havia começado a ser fechada desde domingo.
Confira um panorama dos efeitos que o furacão pode causar a indústrias consideradas vitais nos EUA:
- Refino: Com o fechamento de cerca de dez refinarias, que representam mais de 15% da capacidade do país, a expectativa é de que os preços sofram elevação nas próximas semanas.
Quase três bilhões dos 18 bilhões de barris refinados diariamente nos EUA ficaram fora de circulação, embora muitos dos fechamentos tenham sido efetuados por precaução.
- Petróleo e gás: As companhias de petróleo retiraram, desde a semana passada, os trabalhadores de mais de 100 plataformas no Golfo do México. Com isso, houve um freio de 19% na produção local, o que representa cerca de um quinto da produção de todo o país.
PUBLICIDADE
- Transporte - Os principais portos em Houston e Corpus Christi podem permanecer fechados por vários dias, o que prejudicaria o envio de gasolina para a Costa Oeste. Vários cargueiros que iam rumo a Houston ancoraram no México esperando o furacão passar.
Os portos não podem reabrir até que a Guarda Costeira e os comandantes dos navios tenham plena confiança de que a navegação será segura.
Viagens - Os dois grandes aeroportos de Houston permanecerão fechados até o fim de semana, recebendo apenas voos de ajuda. Mais de 1.600 voos foram cancelados nesta segunda-feira, a maioria nos aeroportos Bush Intercontinental e Hobby.
Fonte: oglobo