Purificação de etanol: Garantia de qualidade no produto final
A JW, em busca de inovações para atender seus clientes de forma eficaz, possui no seu portfólio um sistema de purificação de etanol, seja ele: hidratado, neutro ou anidro. As Unidades de Purificação de Etanol da JW são dimensionadas e construídas em um único módulo e, com o objetivo de desmineralizar o etanol, utiliza resinas de troca iônica, onde o etanol passará pelo leito de resinas em contato direto, para que ocorra assim a remoção das impurezas do produto alimentado.
Os contaminantes que acompanham o etanol são sais minerais, sais de ácidos orgânicos e também os ácidos correspondentes (por exemplo, sulfatos e acetatos e os respectivos ácido sulfúrico e acético).
Tais compostos são gerados no tratamento do caldo de cana, ou então durante a produção do etanol na fermentação e podem ficar retidos, pelo menos em parte, no etanol hidratado, anidro ou neutro.
O objetivo do sistema de purificação é eliminar os sais presentes no etanol. Sais estes, que causam aumento de acidez e condutividade no etanol, fazendo com que o produto final esteja fora da especificação de qualidade. O equipamento é compacto, podendo facilmente ser transportado para outras unidades.
Fonte: Jornal Cana | Edição Junho 2018